16 novembro, 2011

'Saga Crepúsculo': ídolos cobiçados pelos fãs e pela imprensa






Nos últimos anos o interesse pela vida das celebridades aumentou, sobretudo pela popularização de programas e publicações voltadas a isso. Quando um filme destinado prioritariamente ao público adolescente é lançado, presume-se de antemão que seus atores ficarão em voga durante muito tempo. E junto com o sucesso repentino, muita dor de cabeça para aqueles que desejam manter sua vida pessoal longe dos holofotes, como Robert Pattinson, por exemplo.

O intérprete do vampiro Edward Cullen tem verdadeiro horror de aparecer na mídia, principalmente quando a sua vida pessoal é o assunto. Infelizmente, o ator não tem como escapar de tais matérias, nem de fotógrafos sempre à espreita para um flagra dele com a namorada Kristen Stewart. O romance dos dois sempre foi motivo de especulação porque eles demoraram a assumi-lo publicamente.

Taylor Lautner também está sempre em voga na mídia e parece encarar esse assédio melhor que seus colegas de elenco. O namoro do ator com Taylor Swift estampou páginas de jornais e revistas, além de programas de televisão, especialmente após seu término em 2009. A atriz Ashley Greene, intérprete da vampira Alice Cullen, é uma das coadjuvantes que mais chama a atenção. Na realidade, o romance com o músico Joe Jonas fez com que a atriz se tornasse alvo da mídia e das fãs do então namorado.

A "crepúsculo-mania" vai muito além do que o consumo exacerbado de souveniers da série. Os fãs querem também "participar" da vida de seus ídolos e não poupam esforços para descobrir o que os atores fazem no dia a dia. Existem muitos sites e blogs dedicados a isso, criados por fãs e para fãs. E é exatamente nesse ponto que as coisas ficam complicadas para ambas as partes. O relacionamento de Pattinson e Stewart é tão comentado e especulado porque para os fãs da saga ele representa um conto de fadas, pois muitos não conseguem dissociar atores de personagens.

Para esses jovens atores isso acaba se tornando um dilema, pois ao mesmo tempo em desejam atender aos fãs, eles também desejam manter suas vidas pessoais fora da mídia. É difícil para eles administrar tudo isso de uma hora para a outra. E essa falta de privacidade é um dos pontos negativos da fama repentina.

Conheça agora um pouco da trajetória do trio principal de "A Saga Crepúsculo" e a evolução de seus personagens.


ROBERT PATTINSON:

Robert Douglas Thomas Pattinson nasceu em Londres (Inglaterra) em 13 de maio de 1986. A primeira paixão de Robert Pattinson foi a música, não o cinema como muitos podem pensar. Ainda na infância aprendeu a tocar piano e guitarra, interessando-se pela atuação somente na adolescência quando participou de peças amadoras de teatro. Em 2004 estreou no cinema numa participação não-creditada em "Feira das Vaidades" (Vanity Fair - 2004), estrelado por Reese Witherspoon, com quem, anos mais tarde, protagonizou "Água Para Elefantes" (Water for Elephants - 2011). Ganhou certa notoriedade como Cedric Diggory em "Harry Potter e o Cálice de Fogo" (Harry Potter and the Goblet of Fire - 2005). No ano de 2008, assumiu o papel que mudou sua vida para sempre e o alçou ao estrelato: Edward Cullen, na adaptação do romance homônimo de Stephenie Meyer, "Crepúsculo" (Twilight - 2008). Desde então, é um dos nomes mais cobiçados pela indústria cinematográfica e pela imprensa. Apesar disso, tenta manter-se longe dos holofotes, especialmente quando o assunto é o seu relacionamento com Kristen Stewart.

Personagem

Robert Pattinson interpreta Edward Cullen, vampiro que se apaixona perdidamente pela jovem mortal, Bella Swan. Inicialmente tenta evitá-la, mas a atração é mais forte do que ela. O romance dos dois é o fio condutor de "A Saga Crepúsculo". Mesmo sendo o protagonista, em "A Saga Crepúsculo: Lua Nova" (The Twilight Saga: New Moon - 2009), seu personagem aparece em poucas cenas, mas se faz presente em todo o filme através do sofrimento de Bella. O personagem cresceu e amadureceu ao longo dos filmes, tornando-se um dos vampiros mais famosos da história do cinema mundial. A disputa com o lobisomem Jacob pelo amor de Bella ganha força em "A Saga Crepúsculo: Eclipse" (The Twilight Saga: Eclipse - 2010), dividindo a torcida do público feminino entre vampiro e lobisomem, especialmente pelo segundo um físico invejável se comparado ao do vampiro.


KRISTEN STEWART:

Kristen Jaymes Stewart nasceu no dia 09 de abril de 1990 em Los Angeles, Califórnia (EUA). Seus pais sempre trabalharam com cinema e televisão e isso a influenciou diretamente. Estreou como atriz profissional em um papel não-creditado no filme feito para a TV, "O 13º Aniversário" (The Thirteenth Year - 1999), mas foi ao lado de Jodie Foster e Forest Whitaker em "O Quarto do Pânico" (Panic Room - 2002) que chamou a atenção do público e da crítica. Trabalhou em diversos filmes até "estourar" como Bella Swan em "Crepúsculo" (Twilight - 2008). E não parou mais. "A Saga Crepúsculo" proporcionou notoriedade e é responsável por Stewart ser considerada uma das principais atrizes de sua geração. Em 2010 chamou mais atenção por diversificar seus papéis, interpretando uma roqueira em "The Runaways - Garotas do Rock (The Runaways - 2010), ao lado de Dakota Fanning, com quem protagonizou uma comentada cena de beijo e também é sua colega de elenco em "A Saga Crepúsculo".

Personagem:

Kristen Stewart é Bella Swan, a jovem cobiçada pelo vampiro Edward Cullen e pelo lobisomem Jacob Black. É o personagem mais importante da série e foi amadurecendo aos poucos. É uma jovem mortal que deseja ser transformada em vampira para ficar ao lado de seu grande amor. Durante "A Saga Crepúsculo: Lua Nova" (The Twilight Saga: New Moon - 2009) fica claro que Bella será uma vampira muito poderosa, pois é imune aos poderes de Edward e dos Volturi. Em "A Saga Crepúsculo: Eclipse" (The Twilight Saga: Eclipse - 2010) fica dividida entre Edward e Jacob, mas entende que seu destino é Edward.


TAYLOR LAUTNER:

Taylor Daniel Lautner nasceu em 11 de fevereiro de 1992 em Grand Rapids, Michigan (EUA). Aos seis anos de idade se interessou pelo Karatê, arte marcial que pratica desde então e lhe rendeu três medalhas de ouro. Logo após começar a treinar, se interessou também por interpretação e seu primeiro trabalho foi num comercial de uma rede de fast-food. Conciliando as duas coisas, Lautner estreou como ator em "Shadow Fury" (Idem - 2001) e seguiu carreira participando de vários programas de televisão e dublando personagens animados, até conseguir o papel de protagonista em "As Aventuras de SharkBoy e LavaGirl em 3D" (The Adventures of Sharkboy and Lavagirl 3-D - 2005). Conseguiu um papel coadjuvante em "Crepúsculo" (Twilight - 2008) sem saber que Jacob Black mudaria sua vida para sempre. Obstinado por sua carreira, Lautner se empenhou para continuar na saga e se destacar como ator. O esforço que incluiu horas de academia valeu a pena, e o ator se tornou um dos protagonistas da série, ao lado de Robert Pattinson e Kristen Stewart. Junto com a série, a fama e o status de sex symbol. Seu maior sonho é se estabilizar na carreira, tal qual os ídolos, Tom Cruise, Matt Damon e Denzel Washington. Atualmente, é um dos atores mais requisitados em Hollywood.

Personagem:

Taylor Lautner vive Jacob ‘Jake’ Black, o amigo de infância de Bella Swan. No primeiro filme da série, o personagem era mero coadjuvante, mas ganhou espaço em "A Saga Crepúsculo: Lua Nova" (The Twilight Saga: New Moon - 2009) ao apoiar seu grande amor, Bella, que sofre com a partida de Edward. E também por não aceitar ter se tornado um dos lobisomens da tribo Quileute. Recebeu grande destaque em "Lua Nova", conquistando o posto de protagonista nesse e nos outros filmes da série. Mas essa tarefa não foi fácil e Lautner teve de suar muito a camisa para conseguir o corpo bem definido que o personagem exigia. Além disso, dividiu as fãs que passaram a torcer por um final feliz entre Jacob e Bella.


Fonte